Ouça agora na Rádio

Plano de ações do MCom prevê modernização, desburocratização e melhorias para a radiodifusão

Farcom

Postado em 21/05/2021 por

Compartilhe agora

O compromisso do Ministério das Comunicações (MCom) de oferecer conexão de alta qualidade a todos os brasileiros

Além de modernizar os serviços de radiodifusão foi apresentado aos membros da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados, no dia 12 de maio.

Em audiência pública virtual, o ministro das Comunicações Fábio Faria apresentou aos parlamentares o plano da pasta para este ano, dentre os quais o iminente leilão do 5G, o programa Wi-Fi Brasil e suas parcerias, o programa Digitaliza Brasil e as novas tecnologias de radiodifusão, além de citar o Programa Nacional de Desestatização (PND) que inclui estatais vinculadas ao ministério.

Em relação aos serviços de radiodifusão, os parlamentares abordaram as mudanças que proporcionaram modernização, desburocratização e melhorias no setor a partir das políticas adotadas pelo MCom.

O ministro apresentou o objetivo central do programa Digitaliza Brasil – lançado durante a Semana Nacional das Comunicações, de 3 a 7 de maio – que pretende concluir a migração do sinal analógico para o digital em todas as televisões do país. A previsão é que o sinal analógico seja desativado até dezembro de 2023.

Faria também aproveitou a exposição do programa para mencionar a iniciativa do MCom ao determinar que 30% das televisões produzidas em solo nacional neste ano tenham a tecnologia de interatividade Ginga D, também conhecida pelo nome comercial DTV Play. “Existem aplicativos que você consegue interagir, podendo fazer perguntas ao apresentador, comprar uma roupa que viu na programação, votar em jogos direto na televisão”, detalhou.

Em outro momento, Faria chamou a atenção para a disponibilidade do sinal de FM nos celulares, que dependia da liberação pelas empresas, sem gerar custo adicional às empresas ou aos usuários. Com a iniciativa do MCom, os celulares terão essa função desbloqueada, oferecendo mais opções de conteúdo de radiodifusão para a população.

Farcom

Deixe um comentário

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.