Ouça agora na Rádio

Programa Geração Olímpica tem novo nome em homenagem aos atletas paralímpicos

Paraná Esporte

Postado em 22/09/2021 por

Compartilhe agora

Programa passa a se chamar Geração Olímpica e Paralímpica e a nova logomarca será adotada no próximo ciclo, em 2022

Em reconhecimento aos atletas paranaenses que participaram das Paralimpíadas de Tóquio 2021, com desempenho de destaque nos Jogos, o Governo do Estado mudou o nome do programa Geração Olímpica para Geração Olímpica e Paralímpica. O lançamento oficial do novo nome aconteceu durante homenagem a todos os representantes do Paraná em Tóquio.

As nove medalhas conquistadas pelos bolsistas do Geração Olímpica nas Paralímpiadas de Tóquio motivaram a inclusão oficial do nome “paralímpico” à logomarca, que começará a ser utilizada no próximo ciclo do programa, em 2022.

A mudança já vinha sendo debatida pela Comissão Estadual de Avaliação do programa. Em junho, o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Mizael Conrado, fez a sugestão no lançamento da Torcida Paraná em Tóquio, em evento com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, no Palácio Iguaçu.

REFERÊNCIA –Na última década, o Paraná se tornou referência nos esportes paralímpicos. Em dez anos de Geração Olímpica foram concedidas 1.136 bolsas para atletas de 18 modalidades paralímpicas. É o maior programa em nível estadual de incentivo ao esporte na modalidade bolsa-atleta, com patrocínio da Copel.

Outros destaques, como os Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps), que contam anualmente com cerca de 2 mil competidores, também reforçaram a presença do paradesporto no Estado. O Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte), somadas as edições de 2018 e 2019, contemplou 14 projetos paradesportivos.

Confira os medalhistas dos Jogos Paralímpicos:

Gledson Barros – Futebol 5 – Ouro

Jeferson da Conceição – Futebol 5 – Ouro

Cássio Reis – Futebol 5 – Ouro

Giovane Vieira – Canoagem – Prata

Jovane Guissone – Esgrima em cadeira de rodas – Prata

Eric Tobera – Natação – Bronze

Débora Borges – Natação – Bronze

Beatriz Borges – Natação – Bronze

Meg Emmerich – Judô – Bronze

Assessoria

Deixe um comentário

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.