Ouça agora na Rádio

Unioeste realiza lançamento de homenagem ao ex-governador Mário Pereira

Assessoria

Postado em 04/02/2022 por

Compartilhe agora

No futuro Museu, estará contemplada a história de todos os cinco campi da universidade, Cascavel, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Toledo

Durante a homenagem, Mario fez questão de contar um pouco dessa história, que é motivo de orgulho durante a trajetória como governador. “Começamos a campanha a favor da estadualização da universidade, e como deputado ajudei a pressionar esse movimento e estudar as possibilidades. Quando assumi como governador já tínhamos projetos prontos, e então conseguimos iniciar as licitações, e terminamos em 9 meses. Fizemos o que parecia impossível e no dia 23 de dezembro estava reconhecida a Unioeste. É uma grande satisfação de estar aqui hoje e de ver a importância dessa universidade para toda região”, comenta.

No futuro Museu, estará contemplada a história de todos os cinco campi da universidade, Cascavel, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Toledo. O espaço em que ficarão essas memórias, no segundo piso da Biblioteca da Unioeste campus de Cascavel, já recebeu as placas de homenagem à Mário Pereira. “É gratificante conhecer um pouco da história, e saber que conseguimos homenagear ainda em vida um governador que teve uma visão e um ato político importante para essa universidade. Talvez se não fosse esse ato eu não tivesse estudado Odontologia aqui, e se não fosse essa luta pela implantação dos cursos da área da saúde, talvez eu não tivesse me tornado reitor da Unioeste. É importante resgatarmos isso e comemorarmos, pois a universidade hoje é muito bem avaliada, inclusive no mundo”, ressalta o reitor da Unioeste, Alexandre Webber.

O secretário de Cultura de Cascavel, e irmão de Mário Pereira, Luiz Ernesto Mayer Pereira, esteve presente durante a homenagem, e fez questão de ressaltar esse reconhecimento. “O Museu deverá preservar e resgatar a rica trajetória da nossa universidade, e isso tem uma importância riquíssima para nossa história. Ainda em nome da família, tenho a honra de agradecer o reconhecimento e a consideração dessa homenagem em vida”, enfatiza.

O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, também ressaltou a importância da trajetória da universidade, também para o desenvolvimento de toda região. “É uma homenagem justa pelo trabalho que Mário Pereira fez pela relação estreita com a Unioeste, e pela visão que ele tinha do desenvolvimento da região. Esse projeto é um lugar de memória, e isso é fundamental para a universidade”, afirma Aldo.

O deputado estadual Gugu Bueno, também presente durante a homenagem, ressaltou a importância da trajetória de Mário Pereira também para Cascavel. “Me sinto privilegiado de poder escutar essas histórias e estar ao lado do Mário, pois não temos como falar da história de Cascavel, e da história da Unioeste sem falarmos dele. Parabéns a cada um que fez um pouco dessa história”, ressalta.

Histórico

Representando o Conselho Estadual de Educação, Flávio Scherer, parabenizou a universidade pelo resgate da história. “É uma justa lembrança em nome de Mário, e gostaria de parabenizar essa iniciativa, pois a universidade cumpre o seu papel de resgatar a história”, comenta. O ex-reitor da universidade na época, Marcos Vinícius Pires de Souza, também enfatizou a importância da universidade para a região. “Mário Pereira teve um papel fundamental nisso, pois as adversidades foram grandes, mas ele foi a base que deu sustentação para que tudo acontecesse e para o desenvolvimento dessa universidade tão importante para nossa região”, diz.

José Kuiava, professor da Unioeste e um dos primeiros diretores-presidentes da federação que originou a Unioeste, também relembrou a história e a luta durante a homenagem. “Me sinto extremamente honrado em participar desse momento e celebrar a nossa universidade, que sempre teve uma trajetória através de um movimento coletivo, por estudantes, servidores, políticos, sindicatos, até mesmo a imprensa. Resgatar essa história é extremamente importante”, conta.

Próximos Passos

Com o lançamento da homenagem, a Unioeste agora se prepara para os próximos anos consolidar o projeto de um espaço de memória, contando com acervo de imagem e som e documentos antigos que datam desde a fundação das faculdades municipais nos anos 70. A União do Oeste do Paraná forma e transforma a vida de alunos e de uma sociedade cada vez mais atuante.

Assessoria

Deixe um comentário

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.