Ouça agora na Rádio

Oeste ganha hub de inovação que vai potencializar as ações do agronegócio

Assessoria

Postado em 09/02/2022 por

Compartilhe agora

O ambiente vai abrigar, além de startups, empresas inovadoras e instituições de ensino e pesquisa

As inovações e as tecnologias incorporam mudanças profundas no cotidiano das pessoas, das empresas e também do agronegócio. Atentos a esse movimento que traz novas oportunidades de parcerias e negócios, Coopavel, PTI e exoHub, empresa de inovação parceira do Parque Tecnológico Itaipu, estão juntos na estruturação do Espaço Impulso, um hub de inovação integrado às demandas da agricultura e pecuária.

O espaço, que será inaugurado nesta quinta-feira, 10, durante o 34º Show Rural Coopavel, será uma espécie de fazenda digital permanente, um ambiente de 720 mil metros quadrados para o desenvolvimento e testagem de soluções para o agro, define o diretor de Negócios e Inovação do PTI, Rodrigo Régis. Segundo ele, esse é um espaço que vai criar oportunidades para a Coopavel, uma das grandes cooperativas agroindustriais do País, vender tecnologia.

Além de pensar em soluções para problemas reais do campo, o Espaço Impulso tem por missão se integrar a um ecossistema pulsante interessado também em gerar oportunidades de trabalho e carreira aos jovens. “O agro foi decisivo para construir a região e o País que temos hoje. Porém, de agora em diante precisamos focar em tecnologias para tornar esse setor ainda mais competitivo”, afirmou Rodrigo Régis. É preciso diversificar o que produzimos e exportamos, conforme ele.

O presidente do PTI, general Eduardo Castanheira Garrido Alves, destacou a relevância de parcerias capazes de gerar novos negócios e materializar oportunidades. “Estamos muito felizes, ao lado da Coopavel e do exoHub, de constituir um projeto que, tenho certeza, fará muito bem ao contínuo processo de fortalecimento da cultura da inovação no Oeste do Paraná”. O Espaço Impulso vai funcionar em uma área que até recentemente abrigava o auditório principal do Show Rural Coopavel.

Futuro

A pesquisa e a tecnologia deram, nas últimas décadas, contribuição determinante à melhoria da qualidade e da produtividade principalmente das culturas de grãos, mas elas passam, agora, a ser aliadas para trazer de volta ao campo os filhos de agricultores que buscam nas cidades a chance de trilhar suas carreiras profissionais, segundo Dilvo Grolli. “O Espaço Impulso se transforma em um símbolo desse novo momento, que é de mudanças e da abertura de inúmeras possibilidades”, segundo o presidente da Coopavel.

O gerente de TI da Coopavel, Rogério Aver, falou dos passos que conduziram à criação do Espaço Impulso, que está conectado ao Show Rural Digital, e das soluções que ele criará em favor da cadeia da agropecuária. Michel Costa, do exoHub, fez uma apresentação técnica do hub de inovação e disse que ele se incorpora a um ecossistema vivo de criatividade e de inovação focado em resultados. “Essa parceria, e tudo o que ela passa a proporcionar, trará impactos positivos ao campo, com reflexos ao seu entorno”.

O Espaço Impulso está alicerçado em três pilares: networking, conhecimento e investimento. Michel também falou sobre o processo de seleção de startups que se aliarão ao projeto, de potenciais e benefícios estratégicos e financeiros. A apresentação da noite de terça-feira, na Associação Atlética Coopavel, foi feita a empresários parceiros e a potenciais parceiros do hub de inovação. O ambiente vai abrigar, além de startups, empresas inovadoras e instituições de ensino e pesquisa.

Assessoria

Deixe um comentário

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.