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Imprensa no Brasil: 34% dos veículos estão no ambiente digital, mostra pesquisa

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Postado em 11/03/2022 por

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Dos mais 13,7 mil veículos de imprensa atuantes no Brasil, cerca de 34% são de jornalismo digital. Os números estão apresentados no Atlas da Notícia, que divulgou um mapeamento da atuação dos profissionais no país no dia 23 de fevereiro. As informações são do Portal Imprensa.

No levantamento, constam 4.670 veículos digitais, que encontram menos barreiras para começar a atuar. Apesar de terem uma perda significativa durante a pandemia, como quase todos os setores, os veículos colheram alguns frutos positivos, como a valorização do jornalismo de qualidade e o aumento da audiência, segundo apontou Sérgio Lüdtke, coordenador do Atlas, ao Poder 360.

Durante o ano, 79 veículos brasileiros fecharam as portas – a maioria deles, impressos; 17 nacionais ou internacionais, de médio e grande alcance.

Desertos de Notícias

A pesquisa também revelou um aspecto positivo do último ano: a queda no número dos chamados ‘desertos de notícia’, regiões que não possuem veículos jornalísticos próprios ou que não tem cobertura significativa da imprensa.

Segundo o Atlas, o índice foi de 3.280 para 2.968, uma queda de 9,5%.

Esses locais representam 53% dos municípios brasileiros, e 29 milhões de pessoas. Existem também os quase desertos, lugares onde apenas um ou dois veículos atuam, e podem vir a se tornarem desertos. Elas representam 26% dos municípios brasileiros, e contam com uma população de 32 milhões de pessoas.

Ou seja: 29% de toda a população do Brasil está em cidades com poucos ou nenhum veículo de imprensa.

O Atlas da Notícia é uma realização do Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo), desenvolvido pela VOLT, com apoio do Facebook. Abraji e Intercom são parceiras institucionais da iniciativa.

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